Agência Panafricana de Notícias

SG da ONU advoga mais investimentos para deslocados

Munyonyo- Uganda (PANA) -- O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, instou a comunidade internacional a investir cada vez mais na redução das catástrofes e integrar as necessidades dos deslocados internos nas estratégias de redução da pobreza.
Numa mensagem enviada sexta-feira à cimeira da União Africana (UA) sobre os refugiados, realizada em Munyonyo, no Uganda, Ban Ki-moon defendeu uma participação mais activa dos refugiados nas economias nacionais.
"Devemos investir mais para que garantir que os deslocados sejam plenamente activos nos programas de desenvolvimento das economias", sublinhou o responsável onusino na sua mensagem.
Para ele, a reconstrução e o desenvolvimento bem como o restabelecimento da legalidade e da ordem são essenciais para uma reinserção segura e condigna das pessoas deslocadas.
A cimeira de Munyonyo, iniciada quinta-feira, deve terminar esta sexta-feira com uma declaração sobre as causas profundas do deslocamento e os problemas das 17 milhões de deslocados e refugiados do continente.