SG da Commonwealth na Gâmbia
Banjul, Gâmbia (PANA) - A secretária-geral da Commonwealth, Patricia Scotland, encontra-se na Gâmbia desde segunda-feira última, sua primeira visita oficial a este país da África Ocidental, soube a PANA de fonte oficial.
É a primeira alta funcionária da Commonwealth a visitar a Gâmbia, desde que este voltou à família anglófona em fevereiro de 2018, quase cinco anos depois do ex-Presidente gambiano,Yahya Jammeh, ter tirado o país desta a organização anglófona.
A SG da Commonwealth srá recebida pelo Presidente gambiano, Adama Barrow.
Também se avistará com membros do Governo e outras figuras públicas gambianos, para abordar, entre outras, questões relacionadas com a pandemia do coronavírus, a situação dos pequenos Estados, a recessão económica.
Num seu encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Gâmbia, Mamadou Tangara, Scotland expressou o compromisso da Commonwealth de trabalhar com o Governo gambiano a fim de garantir um futuro melhor para a sua juventude e colaborar em questões como as mudanças climáticas, a boa governação, o Estado de direito e a responsabilidade financeira.
Felicitou Tangara por informações detalhadas que lhe forneceu sobre realizações e iniciativas tomadas pelo Governo nos dois últimos anos.
Por sua vez, Tangara disse à sua interlocutora que o Governo está empenhado em continuar a trabalhar estreitamente com a Commonwealth com vista a estimular o desenvolvimento socioeconómico da Gâmbia e de todos os Estados membros.
Segundo o chefe da diplomacia gambiana, a parceria nos setores da saúde, da justiça e da educação é essencial para a implementação do plano de desenvolvimento nacional.
Agradeceu a Scotland a assistência técnica da Commonwealth nas áreas dos direitos humanos, do Estado de direito, da boa governação, da educação e da saúde.
-0- PANA MSS/MA/NFB/JSG/DIM/DD 08dezembro2020