Agência Panafricana de Notícias

SG da Comissão do Oceano Índico em digressão pela África Subsariana

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – O diplomata maurício Jean-Claude de l’Estrac, atual secretário-geral da Comissão do Oceano Índico (COI), realiza de 10 a 19 de agosto corrente um périplo pela África Subsariana, anuncia um comunicado transmitido terça-feira à PANA.

Um dos candidatos ao posto de secretário-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF), De l’Estrac vai iniciar o seu périplo pelo Senegal de 10 a 13 de agosto de 2014.

"Esta digressão iniciará simbolicamente por Dakar (Senegal), berço da francofonia, nos trilhos dos antigos Presidentes Léopold Sedar Senghor e Abdou Diouf", segundo o comunicado.

Depois, ele continuará o seu périplo na Côte d’Ivoire de 13 a 15 de agosto, no Benin de 15 a 17 de agosto e finalmente no Gabão de 17 a 19 do mesmo mês.

A candidatura da República das ilhas Maurícias, que propõe uma "francofonia aberta, feliz e descomplexada", tem a ambição de fazer passar um projeto forte, que ligue a promoção da paz e da emancipação das culturas à dinamização da dimensão económica da francofonia.

A designação do novo secretário-geral da OIF terá lugar em novembro próximo, em Dakar, para substituir o Senegalês Abdou Diouf no termo de dois mandatos.

Várias outras personalidades declararam também as suas candidaturas tais como o antigo primeiro-ministro congolês, Henri Lopès; o ex-Presidente burundês, Pierre Buyoya; o antigo presidente da Comissão da União Africana (CUA) pelo Gabão, Jean Ping; o antigo primeiro-ministro do Benin, Adrien Houngbédji; o ex-Presidente do Líbano, Michel Sleiman; o ex-primeiro-ministro do Togo, Edem Kodjo; e a ex-governadora-geral do Canadá, Michaëlle Jean.

-0- PANA BAL/BEH/FK/IZ 06ago2014