SFI e Somália decidem reforçar setor privado
Mogadíscio, Somália (PANA) - A Sociedade Financeira Internacional (SFI) e o Governo Federal da Somália assinaram, segunda-feira, um acordo que visa reforçar o setor privado do país a fim de atrair investimentos.
A SFI, membro do Grupo do Banco Mundial (BM), declarou, segunda-feira, num comunicado de imprensa, que o acordo visa igualmente melhorar os serviços públicos e criar empregos.
Declarou ter concluído estes acordos com o Ministério somalí do Planeamento, Investimento e Desenvolvimento Económico.
A SFI aconselha reformas destinadas a encorajar investimentos privados nos setores da energia e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
Encoraja igualmente investimentos nos setores da indústria e das infraestruturas, para eles contribuírem para o reforço do ambiente regular de negócios na Somália e o aumento da transparência comercial do país.
O apoio consultivo da SFI ajudará a Somália a enfrentar pontos de estrangulamento no ambiente de negócios.
Também vai permitir ao país atrair mais investimentos, provenientes ao mesmo tempo de fontes nacionais e da diáspora somalí, segundo o o ministro somalí do Planeamento, Investimento e Desenvolvimento Económico, Gamal Hassan.
A seu ver, isto tudo constitui "uma prioridade nacional.”
Isso melhorará o acesso aos bens e serviços para o povo somalí e criará vários empregos, acrescentou.
Graças a estes acordos, a SFI apoiará a Somália no seu caminho para a estabilidade e o desenvolvimento, em prol de todos os seus cidadãos e de toda a região, segundo o governante.
A SFI está comprometida com a Somália desde 2015, apoiando o seu crescimento económico, graças ao apoio do seu Fundo Fiduciário para o Desenvolvimento do Setor Privado neste país do Corno de África.
Este fundo é financiado pelo Ministério britânico do Desenvolvimento Internacional, pela Agência Dinamarquesa para o Desenvolvimento Internacional e pela União Europeia (UE).
-0- PANA DJ/RA/ASA/IS/FK/DD 17nov2020