SFI apoia empresas ivoirienses a enfrentar covid-19 com 25 milhões de euros
Paris, França (PANA) - A Sociedade Financeira Internacional (SFI), membro do Grupo do Banco Mundial (BM), anunciou a concessão à Côte d’Ivoire de 25 milhões de euros para financiar o comércio ou as necessidades de capital de exploração das empresas confrontadas com défice de liquidez devido à pandemia da covid-19.
É um empréstimo por um período de um ano ao NSIA Banque Côte d’Ivoire (NSIA), filial do Grupo Pan-africano NSIA, para lhe permitir consentir novos créditos às empresas no quadro do seu mecanismo de financiamento acelerado implementado, para acompanhar as instituições financeiras clientes da SFI e milhares de pequenas empresas que elas apoiam, face à crise causada pela pandemia.
"Este mecanismo vem apoiar o dispositivo criado pela SFI para financiar o comércio e as necessidades de fundos de exploração das empresas no contexto do coronavírus através de uma contragarantia que absorve as primeiras perdas, até 215 milhões de dólares americanos, nos países elegíveis ao financiamento IDA”, indica um comunicado da SFI.
O NSIA, um dos três maiores bancos comerciais da Côte d’Ivoire, poderá, graças ao apoio da SFI, aumentar a sua carteira de empréstimos aos comerciantes, às grandes empresas e às pequenas e médias empresas (PME), e isso apesar da contração do mercado financeiro provocado pela pandemia.
A SFI, a mais importante instituição mundial de ajuda ao desenvolvimento destinada ao setor privado nos mercados emergentes e que trabalha em mais de 100 países, defendeu que as consequências socioeconómicas da pandemia da covid-19 podem ser consideráveis na Côte d’Ivoire.
O crescimento do PIB deverá passar de 6,9 porcento em 2019 para 2,7 porcento em 2020 e os principais setores de exportação (cacau e produtos conexos, petróleo, borracha e cajú) podem registar uma desaceleração sob o efeito da volatilidade dos mercados mundiais e da diminuição da procura, indicou a instituição financeira.
-0- PANA BM/BEH/FK/IZ 16julho2020