Agência Panafricana de Notícias

SADC pronta para resolver crise no Zimbabwe

Harare- Zimbabwe (PANA) -- A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) está a mediar as negociações iniciadas quinta-feira no Zimbabwe para impedir a dissolução do Governo de coligação depois da suspensão pelo primeiro-ministro, Morgan Tsvangirai, da participação do seu partido nas actividades do Executivo por desacordos crescentes com o Presidente Robert Mugabe.
Diplomatas angolanos, moçambicanos e zambianos desempenham o papel de medianeiros em nome da SADC nestas negociações, as últimas duma série organizada pelo grupo regional para encontrar uma solução duradoura à instabilidade política que persiste no Zimbabwe.
Tsvangirai, que acusa Mugabe de violar um acordo de partilha do poder que assinaram no ano passado, retirou-se parcialmente do Governo há duas semanas, desencadeando uma nova crise política.
Fontes oficais indicaram que os diplomatas da SADC se encontraram separadamente com delegados de todas as partes do Governo de coligação quinta-feira, para tentar encontrar um terreno de entendimento.
Uma reunião, na presença de Tsvangirai e Mugabe, está prevista para esta sexta-feira.