Agência Panafricana de Notícias

SADC investe $ 314 milhões no turismo

Gaberone, Botswana (PANA) – Os países-membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) vão investir 314 milhões de dólares americanos entre 2012 e 2017 para financiar projetos turistícios na região, anunciou terça-feira a organização sub-regional.

A Organização Regional de Turismo da África Austral (RETOSA) declarou que ela agrupou vários projetos elaborados para acelerar o desenvolvimento do turismo na comunidades nos próximos cinco anos.

A presidente da RETOSA, Fernanda Matsinha, disse que no final de 2017 a região vai receber 63 milhões de turistas, ou seja 58 porcento das chegadas de turistas em África.

« O pilar fundamental do êxito deste setor vai depender do investimento dos seus países-membros para desenvolver as infraestruturas de desenvolvimento, as ligações aéreas, o acesso e a aplicação de outras iniciativas”, declarou Matsinha.

« No continente africano, a nossa região representa cerca de 50 porcento da quota do mercado do turismo se considerarmos as chegadas de turistas », acrescentou.

O ministro tswanês do Ambiente, Florestas e Turismo, Tshekedi Khama, declarou que cada vez mais financiamentos da SADC deverão ser dirigidos para a RETOSA.

Ele afirmou que o turismo poderá e deverá contribuir muito mais para o desenvolvimento das economias locais, nacionais e regionais em termos de Produto Interno Bruto (PIB), de receitas em divisas, de criação de emprego e de desenvolvimento nas zonas rurais.

« Se acreditam nisso como eu, então, devem perguntar-se porque os nossos países não se agruparam graças à RETOSA, de forma mais efetiva para explorar as oportunidades oferecidas pelo turismo », interrogou-se.

A SADC agrupa 15 países, nomeadamente Angola, Botswana, República Democrática do Congo (RDC), Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Swazilândia, Seicheles, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

-0- PANA DRW/VAO/ASA/TBM/FK/TON 28nov2012