SADC instada a preservar progressos já alcançados na região
Gaborone, Botswana (PANA) - No momento em que a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) celebra o seu 40º aniversário, os Estados-membros foram instados a preservar os progressos feitos até agora pelo bloco regional.
O Presidente da Tanzânia, John Magufuli, fez um apelo na segunda-feira numa declaração para marcar a celebração do Dia da SADC.
“Devemos sempre ter o cuidado de não ser complacentes, pois ainda há muito a fazer para realizar o sonho e a visão dos Pais Fundadores”, disse.
Para o Presidente Magufuli, foram alcançados progressos significativos em vários setores da cooperação - paz e segurança; desenvolvimento das infraestruturas, comércio e indústria; agricultura e segurança alimentar; saúde; educação; empoderamento das mulheres e jovens.
O Presidente tanzaniano disse, além disso, que o entendimento ao nível da SADC é demonstrado pela luta comum do bloco contra a pandemia da covid-19.
Segundo ele, a pandemia não descarrilou o programa da SADC intitulado: "Um ambiente propício para o desenvolvimento industrial inclusivo e sustentável, aumento do comércio inter-regional e a criação de empregos".
“Todos os Estados-membros continuaram a implementar os seus programas e projetos regionais em conformidade com o lema e os resultados foram notáveis”, afirmou.
Acrescentou que a SADC continuou a trabalhar em conjunto, não só para enfrentar os impactos da covid-19, mas também para preparar o mundo pós-pandémia.
Os líderes da SADC realizaram uma cimeira por videoconferência segunda-feira sob o lema: “SADC - 40 anos construindo a paz e segurança e promovendo o desenvolvimento e a resiliência face aos desafios mundiais”.
-0- PANA DRW/MA/NFB/JSG/MAR/IZ 17agosto2020