SADC felicita Presidente eleito da Zâmbia
Gaborone, Botswana (PANA) - O Presidente do Botswana, Mokgweetsi Eric Keabetswe Masisi, felicitou segunda-feira o Presidente eleito da Zâmbia, Hakainde Hichilema, em nome da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), pela sua vitória nas eleições gerais de 12 de agosto de 2021.
De acordo com um comunicado oficial emitido, em Gaborone, o Presidente Masisi, que preside atualmente ao órgão político, de defesa e segurança da SADC, elogiou "o povo da Zâmbia por consolidar a democracia no seu país e na região através de eleições pacíficas", apesar de "atos de violência isolados e esporádicos que são lamentáveis”.
Masisi observou que "esta é a sétima vez que a Zâmbia conseguiu eleger um Presidente por meio de eleições multipartidárias competitivas desde as históricas eleições de 1991, o que é uma lição para a região e o continente africano".
As eleições combinaram os escrutínios presidencial, parlamentar e local. Os eleitores votaram em grande número, apesar dos desafios colocados pela pandemia da covid-19.
A Comissão Eleitoral da Zâmbia declarou, na manhã de segunda-feira, o líder do Partido do Desenvolvimento Nacional Unido (UPND) vencedor das eleições presidenciais.
A SADC é uma comunidade económica regional composta por 16 Estados membros (Angola, África do Sul, Botswana, Comores, República Democrática do Congo, Eswatini, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seicheles, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe).
-0- PANA AR/BAI/IS/MAR/IZ 16ago2021