Agência Panafricana de Notícias

SADC avalia progresso da sua missão antiterrorista em Moçambique

Gaborone, Botswana (PANA) - A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, sigla em inglês) reprogramou uma Cimeira Virtual dos Chefes de Estado para avaliar o progresso da sua missão em Moçambique (SAMIM, sigla em inglês), soube a PANA de fonte oficial.

De acordo com o Secretariado da SADC, a reunião agendada para esta semana foi adiada para 12 de janeiro corrente para rever o progresso da SAMIM desdobrada para ajudar Moçambique no combate ao terrorismo e atos de extremismo violento.

Antes da Cimeira Extraordinária, o Presidente Sul-Africano e Presidente do Órgão de Cooperação Política, Defesa e Segurança da SADC, Cyril Ramaphosa, vai convocar, a 11 do corrente, uma Cimeira Extraordinária da Troika do referido órgão, composta pelos Chefes de Estado e de Governo da África do Sul, do Botswana e da Namíbia.

Moçambique também estará presente na reunião, disse quinta-feira o secretário executivo da SADC, Elias Mpedi Magosi, num comunicado.

O Presidente do Malawi, Lazarus McCarthy Chakwera, Presidente em exercício da SADC, presidirá à Cimeira Extraordinária.

No ano transato, a SADC destacou forças de defesa para uma missão de manutenção da paz em Moçambique para fornecer apoio no combate ao terrorismo e atos de extremismo violento na região de Cabo Delgado (nordeste).

-0- PANA DRW/MA/BAI/IS/MAR/DD 06jan2022