Agência Panafricana de Notícias

SADC aborda estratégia para combater pirataria no Oceano Índico

Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) – A 31ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) iniciada esta quarta-feira na capital angolana, Luanda, vai aprovar uma estratégia regional para eliminar a pirataria no Oceano Índico, soube a PANA de fontes oficiais.

A estratégia entrará imediatamente em vigor após a sua aprovação durante esta cimeira. Três Estados membros da organização sub-regional – a Tanzânia, Moçambique e a África do Sul - criaram um grupo de trabalho composto pelos seus comandantes da Marinha para dirigir a estratégia, ao trabalhar estreitamente com os outros grupos de apoio.

O ministro tanzaniano da Defesa e Serviço Nacional, Hussein Mwinyi, declarou que os ministros da Defesa da Comunidade adotaram terça-feira em Luanda a estratégia conjunta.

O grupo de trabalho vai instalar um centro zonal na África do Sul a fim de coordenar as informações sobre a pirataria.

«O grupo de trabalho procederá a patrulhas conjuntas e a outras operações no Oceano Índico, incluindo exercícios militares conjuntos. O primeiro exercício do género vai realizar-se em setembro próximo na Tanzânia”, afirmou.

Por outro lado, Mwinyi declarou que os Estados parceiros da SADC vão seguir as fontes de receitas dos piratas.

Os líderes da SADC reunidos em Windhoek, na Namíbia, em maio deste ano, decidiram elaborar uma estratégia de segurança comum de luta contra a pirataria que foi exacerbada pela anarquia na Somália.

Além do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, a cimeira agrupa os seus homólogos de Moçambique, Armando Gebuza, da África do Sul, Jacob Zuma, do Zimbabwe, Robert Mugabe, da Namíbia, Lucas Pohamba, da Rd Congo, Joseph Kabila, o Rei da Swazilândia, Mswati II, os primeiros-ministros do Lesoto, Pakalitha Musisili, e do Zimbabwe, Morgan Tsvangirai, os vices-presidentes da Tanzânia, Mohammed Gharib, da Zâmbia, George Konda, e do Bostwana, Monpati Merafhe.

-0- PANA AR/SEG/AKA/TBM/FK/TON 17agosto2011