Agência Panafricana de Notícias

Rwanda suspende lotaria comercial por burla e lavagem de dinheiro

Kigali, Rwanda (PANA) - O Ministério rwandês do Comércio e Indústria anunciou a suspensão duma famosa lotaria comercial denominada "Telexfree Rwanda Limited" por englobar um sistema de venda piramidal antes de burlar centenas de clientes, indica um comunicado enviado terça-feira à PANA em Kigali.

"Baseando-se no relatório de inquérito levado a cabo conjuntamente com o Banco Central do Rwanda, deploramos algumas irregularidades no funcionamento que conduziram à suspensão das atividades da Telexfree Rwanda Limited", sublinha o comunicado assinado pelo ministro rwandês do Comércio e Indústria, François Kanimba.

"Este ato constitui uma violação da lei em vigor que rege a exploração duma empresa financeira. A empresa suspensa está implicada em operações de lavagem de dinheiro", declarou o ministro rwandês citado pelo comunicado.

Apesar da legalização desta nova forma de comércio, algumas empresas comerciais foram implicadas na venda piramidal que passou da venda de produtos falsos para uma forma mais sofisticada de recolha fraudulenta de fundos, segundo fontes seguras.

"O Governo rwandês decidiu suspender imediatamente todas as atividades desta lotaria comercial", indicou o comunicado sem precisar a soma desviada.

-0- PANA TWA/BEH/MAR/TON 18março2014