Agência Panafricana de Notícias

Rwanda organiza torneio de fraternidade em memória de volebolistas vítimas de genocídio

Kigali, Rwanda (PANA) – Um "torneio anual de fraternidade" será organizado em junho próximo em Kigali em memória das vitimas do genocídio rwandês de 1994, sob a égide da Federação Rwandesa de Voleibol, soube a PANA terça-feira de fonte desportiva na mesma cidade.

O evento agrupará uma dezena de equipas que atuam na Primeira Divisão do Campeonato Nacional do Rwanda com vista a prestar homenagem a todos os amantes desta modalidade mortos durante esta matança que visou maioritariamente os Tutsi (tribo minoritária) em 1994, segundo um comunicado divulgado em Kigali.

Responsáveis desportivos rwandeses conseguiram estabelecer uma lista de cerca de 47 voleibolistas, nomeadamente na categoria de jogadores e treinadores, que pereceram durante esta canificina.

A Federação Rwandesa de Voleibol perspetiva prosseguir com a busca de outros nomes de jogadores e fãs desta disciplina desportiva mortos durante as tragédias de 1994, segundo o texto.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o genocidio rwandês, decorrido de 6 de abril a 4 de julho de 1994, fez mais de 800 mil mortos, maioritariamente Tutsi.

Os Hutu (tribo maioritária) moderados que compadeciam com os Tutsi foram mortos pelos Hutu radicais que os consideravam como traidores da sua causa.

-0- PANA TWA/TBM/IBA/FK/DD 10abril2012