Rwanda inaugura porto moderno para estimular comércio intra-africano
Kigali, Rwanda (PANA) – O Presidente rwandês, Paul Kagamé, inaugurou esta segunda-feira o primeiro porto interior moderno do país, situado em Masaka, arredores de Kigali, para estimular o comércio intra-africano.
Este porto oferece vantagens financeiras e reduz os tempos de tratamento dos navios para incentivar o comércio com os outros países africanos.
Nesta primeira fase, o Governo rwandês e o grupo Dubai Ports World Group (DPW) assinaram um acordo de investimento de 80 milhões de dólares americanos, para a exploração da plataforma nos próximos 25 anos.
A nova plataforma compreende um terminal de 19 mil quilómetros quadrados com uma capacidade de receção de contentores, um gabinete de controlo aduaneiro, um gabinete fiscal, infraestruturas IT e bancárias bem como serviços de manutenção e reparação.
Possui ainda dois entrepostos de 19 mil e 600 quilómetros quadrados com capacidade anual estimas em 640 mil toneladas cada, segundo Sumeet Bhardwaj, presidente-diretor-geral da DPW Logistics (Rwanda).
Na sua declaração feita durante a inauguração desta nova plataforma, o Presidente Kagamé disse que o Governo está encorajado para ver o êxito deste projeto.
"O objetivo é manter este ambiente de negócios favorável e adaptar-se ao conceito de inovação”, disse o Presidente rwandês.
A infraestrutura deverá também reduzir os custos de transporte e aumentar os lucros para as empresas graças à redução do tempo de tratamento dos camiões e contentores.
A segunda fase de expansão desta infraestrutura estará centrada na introdução das novas tecnologias, como a armazenagem refrigerada para facilitar a manutenção das mercadorias perecíveis.
A expansão da infraestrutura durante esta segunda fase será instaurada ao mesmo tempo que a Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA).
-0- PANA TWA/NFB/BEH/MAR/IZ 21out2019