Agência Panafricana de Notícias

Rwanda espera explicações de Burundi após morte de ex-ministro

Kigali, Rwanda (PANA) – O Rwanda espera explicações oficiais do Burundi sobre as circunstâncias da morte em detenção, quarta-feira, do ex-ministro rwandês, Jacques Bihozagara, numa prisão de Bujumbura, anunciou quinta-feira um alto funcionário do Ministério rwandês dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.

O diretor do Gabinete África junto do Ministério, Eugene Ngoga, declarou que Bihozagara fazia parte dos numerosos rwandeses falecidos de morte violenta ou de maneira suspeita no Burundi nos últimos meses.

« O Rwanda deseja obter explicações precisas do Governo burundês sobre as circunstâncias da sua morte e clarificações sobre as razões da sua detenção desde dezembro passado », indicou Ngoga, que lembrou que até à sua morte, Bihozagara estava em detenção no Burundi por alegações de espionagem.

Desde a sua retirada da vida política em 2000, Bihozagara dirigia uma empresa privada em Bujumbura, a capital do Burundi.

« Exortamos as autoridades do Burundi a facilitar à família do defunto a transferência do corpo para Rwanda », indica o comunicado de Ngoga.

-0- PANA TWA/AR/ASA/TBM/SOC/MAR/IZ 01abril2016