Agência Panafricana de Notícias

Rwanda e RDC comprometem-se a restaurar paz na sub-região dos Grandes Lagos

Kigali, Rwanda (PANA) - +O Rwanda e a República Democrática do Congo (RDC) decidiram encontrar uma solução para a crise de segurança e humanitária prevalecente na sub-região, sobretudo no leste congolês, indica um comunicado da União Africana (UA) transmitio segunda-feira à PANA.

De acordo com o texto, um primeiro acordo-quadro de paz, segurança e cooperação foi assinado domingo último em Addis Abeba, na Etiópia) pelo chefe do Estado rwandês, Paul Kagame e o seu homólogo congolês, Joseph Kabila, sob a égide da UA, de acordo com a nota.

Segundo este comunicado, este acordo foi concluído na presença de vários dignitários africanos e internacionais.

Entre outros países africanos que participaram na sessão de assinatura do documento, figuravam nomeadamente Angola, a República do Congo, a África do Sul, a Tanzânia, o Uganda, a República Centro-Africana (RCA), o Burundi, o Rwanda, o Sudão-Sul e a Zâmbia, segundo ainda o comunicado.

Entre as recomendações-chaves contidas neste acordo concluído entre estes dois países da sub-região dos Grandes Lagos figuram nomeadamente algumas instruções relativas ao desdobramento duma força internacional no Leste da RDC.

"A referida força terá como missão principal garantir a segurança da fronteira entre os dois países e neutralizar os rebeldes no leste da RDC", segundo o comunicado.

-0- PANA TWA/TBM/IBA/CJB/DD 25fev2013