Agência Panafricana de Notícias

Rwanda e RD Congo defendem relações diplomáticas sólidas entre os dois países

Kigali, Rwanda (PANA) – O presidente do Senado congolês, Kengo wa Dongo, à frente de uma delegação parlamentar atualmente em visita ao Rwanda, exprimiu terça-feira o seu desejo de construir relações diplomáticas “sólidas” entre o seu país e o Rwanda.

Ele sublinhou a necessidade de tomar medidas para uma solução definitiva para o conflito prevalecente no leste da RD Congo.

Falando no termo de um encontro com o chefe de Estado rwandês, Paul Kagame, o senador congolês declarou-se convencido de que o restabelecimento de relações normais entre o Rwanda e a RD Congo "constitui uma coisa rentável para a estabilidade da sub-região dos Grandes Lagos".

Por sua vez, o Presidente Kagame afirmou que a solução para a crise congolesa deverá ser política em vez de recorrer a uma opção militar para pôr termo ao conflito.

Esta visita senatorial congolesa realiza-se alguns dias depois de as relações entre os dois países registarem fortes tensões na sequência, nomeadamente, de um controverso relatório dos peritos das Nações Unidas que acusam o Rwanda de apoiar os rebeldes do M23 que controlam atualmente várias localidades da província de Kivu-Norte, no leste da RD Congo.

-0- PANA TWA/AAS/SOC/FK/IZ 08maio2013