Agência Panafricana de Notícias

Rwanda e Coreia do Sul reforçam cooperação

Kigali, Rwanda (PANA) - O Rwanda e a Coreia do Sul comprometeram-se a reforçar a sua cooperação nas áreas das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), da agricultura e do comércio, soube a PANA de fonte diplomática na capital rwandesa, Kigali.

O ministro sul-coreano dos Negócios Estrangeiros e Comércio, Kim Sung Hwan, e a sua homóloga rwandesa, Louise Mushikiwabo, assumiram este compromisso durante a assinatura dum acordo bilateral segunda-feira em Kigali.

Na área do comércio, a Coreia do Sul decidiu instar um maior número dos seus operadores económicos a visitarem o Rwanda para descobrir as oportunidades de investimento neste país, indicou Hwan.

As duas partes trocaram igualmente pontos de vista nas áreas da educação, do turismo e dos desportos e a Coreia do Sul no qual pretende enviar treinadores para os jovens rwandeses na prática das artes marciais como o karaté e o taekwondo.

"A Coreia do Sul está igualmente honrada pois uma das suas firmas tecnológicas foi escolhida para guardar e assegurar a proteção de todos os arquivos do sistema eletrónico do Rwanda", disse o chefe da diplomacia sul-coreana, que estava acompanhado por uma forte delegação do seu país.

"Nesta perspetiva, o Rwanda gostaria de aprofundar a amizade e uma cooperação mutuamente vantajosa com a Coreia do Sul", sublinhou a sua homóloga do Rwanda, Louise Mushikiwabo.

As relações entre os dois países existem há 50 anos, mas a Coreia do Sul apenas nomeou oficialmente um embaixador acreditado em Kigali no mês de novembro de 2012.

-0- PANA TWA/TBM/CJB/TON 14jan2013