Agência Panafricana de Notícias

Rwanda e Coreia do Sul harmonizam posições no Conselho de Segurança da ONU

Kigali, Rwanda (PANA) - O Rwanda e a Coreia do Sul vão doravante falar a uma só voz em qualquer situação em análise no Conselho de Segurança (CS) da ONU em Nova Iorque, anunciou segunda-feira em Kigali a ministra rwandesa dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Louise Mushikiwabo.

A governante falava no termo de uma audiência que o chefe de Estado rwandês, Paul Kagame, concedeu no seu gabinete em Kigali ao ministro sul-coreano dos Negócios Estrangeiros e Comércio, Kim Sung Hwan.

Segundo ela, este encontro centrou-se nomeadamente no papel que os dois países vão desempenhar na adoção das resoluções do Conselho de Segurança da ONU em Nova Iorque.

Numa base regional, o Rwanda foi eleito como o único candidato para a pasta reservada ao continente africano, enquanto a Coreia do Sul foi escolhida como país asiático para tomar assento de membro não permanente do CS da ONU para um mandato de dois anos.

Durante a sua estada no Rwanda, Kim Sung Hwan reiterou a vontade do seu país de reforçar a sua cooperação com o Rwanda nos domínios das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), da agricultura e do comércio.

-0- PANA TWA/TBM/IBA/MAR/IZ 15jan2013