Kigali, Rwanda (PANA) – As obras de construção de duas refinarias, de ouro e de estanho, estão concluídas no Rwanda, soube a PANA de fontes oficiais em Kigali.
As duas infraestruturas têm a capacidade de transformar importantes quantidades dos dois minerais provenientes do Rwanda e dos países da região.
O Rwanda é um dos maiores produtores de estanho, tântalo e tungstênio do mundo e exporta igualmente ouro e pedras preciosas, de acordo com as mesmas fontes.
O Conselho de Administração de Petróleo e Minas do Rwanda (RMB, sigla em inglês) declarou quinta-feira, num comunicado, que as novas infraestrutruras custaram cinco milhões de dólares, desembolsados pela Aldango, uma das empresas promotoras desta iniciativa, fruto duma associação de duas empresas, Hilly Metals Company, uma empresa local, e Aldabra.
Com uma capacidade de transformação de seis toneladas de ouro por mês, ou seja cerca de 220 quilos por dia, a refinaria é a primeira do género neste país, revelou o RMB.
O Rwanda quer ganhar um bilião e 500 milhões de dólares americanos da exportação de minerais, até a 2024, segundo projeções oficiais.
-0- PANA TWA/MA/NFB/JSG/MAR/DD 21junho2019