Agência Panafricana de Notícias

Rwanda deplora exigência de vistos para cidadãos seus na RD Congo

Kigali, Rwanda (PANA) – O Serviço Rwandês da Imigração exigiu o levantamento das novas restrições impostas esta semana pela República Democrática do Congo (RDC) no posto transfronteiriço de Bukavu (sudoeste) aos cidadãos rwandeses, noticiou a imprensa local em Kigali.

Doravante, a RDC exige aos cidadãos rwandeses o pagamento dum montante até 55 dólares americanos e de 35 dólares americanos para os estudantes, apesar do acordo de livre circulação de pessoas e bens assinado no quadro da Comunidade Económica dos Países dos Grandes Lagos (CEPGL), segundo o diário “The New Times” publicado em Kigali.

Segundo o assessor de Comunicação do Serviço da Imigração do Rwanda, Ange Sebutege, esta decisão constitiu uma surpresa para Kigali por a RDC exigir o pagamento de visto aos cidadãos rwandeses que passam pelo posto transfronteiriço de Rusizi, que liga as cidades rwandesa de Cyangugu (sudoeste) à congolesa de Bukavu.

A CEPGL é uma iniciativa sub-regional criada em 1976 e agrupa três países da Região dos Grandes Lagos, nomeadamente a RDC, o Burundi e o Rwanda com o objetivo de promover e intensificar os intercâmbios comerciais e a livre circulação de pessoas e bens.

Apesar de algumas atividades desta estrutura terem sido suspensas na sequência do genocídio de 1994 no Rwanda e vários conflitos que destruíram os países-membros deste agrupamento, alguns anos mais tarde, esta inticiativa de integração entre as populações da sub-região foi relançada em 2004 por iniciativa da Bélgica.

-0- PANA TWA/TBM/SOC/FK/TON 24abril2014