Agência Panafricana de Notícias

Rwanda condena ataque contra soldados da paz em Darfur

Kigali, Rwanda (PANA) - As autoridades rwandesas condenaram energicamente quarta-feira um ataque contra uma patrulha da força da Missão das Nações Unidas e da União Africana em Darfur (MINUAD), durante o qual dois soldados rwandeses e um polícia senegalês foram mortos.

Segundo um comunicado do Ministério rwandês da Defesa, pelo menos quatro outros soldados rwandeses, membros do 27º Batalhão Especial de Infantaria enviado a Darfur, foram gravemente feridos no mesmo ataque.

A 10 de outubro último, por volta das 20 horas TMG, uma patrulha noturna do Exército rwandês com agentes da Polícia caiu numa emboscada de elementos desconhecidos, perto do campo dos deslocados internos de Zam Zam, situado a cerca de 10 quilómetros de El Fasher, capital da província de Darfur Norte, indica o comunicado.

Um dos cinco soldados da paz gravemente feridos foi evacuado para Cartum, ao passo que um polícia senegalês sucumbiu aos seus graves ferimentos.

Um insurgente foi morto durante uma troca de tiros, enquanto importantes quantidades de armas e munições foram apreendidas, segundo o comunicado do Ministério rwandês da Defesa.

O Rwanda conta cerca de três mil e 800 soldados e polícias no seio da Missão de Paz da UA no Sudão (AMIS).

-0- PANA TWA/JSG/MAR/TON 12out2011