Agência Panafricana de Notícias

Rwanda bloqueia contas bancárias da Embaixada da Bélgica

Kigali, Rwanda (PANA) – O Governo rwandês decidiu esta quinta-feira bloquear todas as contas bancárias da Embaixada da Bélgica em Kigali, anunciou a ministra rwandesa dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Louise Mushikiwabo.

Segundo a chefe da diplomacia rwandesa, esta decisão é apenas a aplicação do princípio de reciprocidade contra as autoridades belgas que bloquearam as contas bancárias da Embaixada do Rwanda em Bruxelas.

Mushikiwabo acusou as autoridades belgas de terem violado o acordo de Viena sobre o respeito e proteção dos bens da representação diplomática rwandesa.

«As contas bancárias da Embaixada belga em Kigali continuarão encerradas até nova ordem », acrescentou.

Esta deterioração das relações entre os dois países segue-se à decisão dum tribunal belga que ordenou o bloqueio de todos os haveres financeiros do Governo rwandês, no termo dum processo movido contra as autoridades rwandesas por um empresário rwandês refugiado na Bélgica que reclama pela restituição duma forte soma de dinheiro congelada pelo Rwanda.

A Justiça rwandesa acusa este empresário de malversações financeiras avaliadas em avultados montantes de dinheiro que deviam servir para vários projetos de distribuição de instrumentos agrícolas nas províncias do sul e do leste do país.

-0- PANA TWA/JSG/FK/DD 10nov2011