Agência Panafricana de Notícias

Rwanda ameaça mandado de captura internacional contra advogado norte-americano

Kigali, Rwanda (PANA) – A Justiça rwandesa está a estudar a possibilidade de emitir um mandado de captura internacional contra o advogado norte-americano Peter Erlinder, acusado de negação do genocídio de 1994, declarou em Kigali o procurador-geral da República, Martin Ngoga.

O acusado foi provisoriamente liberto em junho de 2010 pela Justiça rwandesa por razões de saúde após algumas semanas de detenção em Kigali por negação do genocídio.

« Nós transmitimos uma nova convocação ao acusado que está nos Estados Unidos, mas ele não respondeu positivamente. Nós poderemos doravante resolver esta questão da sua acusação e da emissão dum mandado de captura internacional », declarou Ngoga à imprensa.

O advogado norte-americano tornou-se célebre por defender altos responsáveis por genocídio no Tribunal Penal Internacional para o Rwanda (TPIR) sediado em Arusha, na Tanzânia.

Em junho de 2010, a sua detenção provocou protestos de vários dos seus colegas acreditados junto do TPIR e a reação do Departamento de Estado norte-americano.

-0- PANA TWA/AAS/IBA/FK/IZ 04maio2011