Agência Panafricana de Notícias

Rwanda adverte de utilização de drones para segurança no leste da RD Congo

Kigali, Rwanda (PANA) - O Rwanda advertiu quarta-feira a comunidade internacional de qualquer recurso a drones para garantir a segurança transfronteiriça no leste da República Democrática do Congo (RDC).

O Rwanda sublinhou que "estes aviões sem piloto só vão servir para interesses estratégicos das potências ocidentais que desejam testar as suas armas de guerra no continente africano".

O representante permanente do Governo rwandês junto da Organização das Nações Unidas (ONU), Olivier Nduhumgirehe, exprimiu dúvidas sobre o impacto em termos de segurança que pudessem ter estas aeronaves militares para restaurar a segurança no leste da RD Congo.

O diplomata rwandês reagia a uma recente sugestão feita por alguns membros do Conselho de Segurança (CS) da ONU pedindo que as forças da Missão da ONU para a Estabilização na República Democrática do Congo (MONUSCO) sejam igualmente equipas deste tipo de aviões para melhor realizar o seu objetivo.

Para o Rwanda, declarou Nduhumgirehe, a utilização de aviões sem pilotos será totalmente inaceitável na sub-região.

O Rwanda foi eleito recentemente, por um mandato de dois anos, membro não permanente no seio do CS da ONU em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

-0- PANA TWA/TBM/SOC/MAR/DD 10jan2013