Agência Panafricana de Notícias

Rússia disposta a retomar cooperação militar com Líbia em coordenação com ONU

Tripoli, Líbia (PANA) - O vice-ministro russo dos Negócios Estrangeiros e enviado especial do Presidente para o Médio Oriente e África, Mikhail Bogdanov, declarou quinta-feira que o seu país está pronto para retomar a cooperação militar e técnica com a Líbia, desde que esta cooperação reúna o consenso do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

"Estamos prontos para a retomada da cooperação militar e técnica com a Líbia", afirmou, sublinhando que, para atingir este objetivo, "tem de haver um consenso geral nos pontos de vista do Conselho de Segurança da ONU".

O chefe do Governo interino líbio, Abdallah Al-Theni, que efetua atualmente uma visita à Rússia, apelou para que as autoridades deste país apoiem a Líbia para o levantamento do embargo de armas imposto, desde 2011, pelo Conselho de Segurança.

Al-Theni sublinhou que o seu Governo recorreu à Rússia depois de ter sido "abandonado" pelos seus apoiantes (ocidentais) numa altura em que deles necessitava imensamente.

O Governo líbio exortou as Nações Unidas a levantarem a interdição sobre as armas para combater as milícias armadas, mas os membros do Conselho de Segurança receiam que estas armas caiam em mãos erradas ou encorajem a proliferação das armas.

A Líbia é palco duma luta renhida pelo poder alimentada por um conflito armado desde junho passado, dividindo o poder entre dois Parlamentos e dois Governos, uns reconhecidos pela comunidade internacional e outros instalados na capital, Tripoli, apoiados pela "Fajr Libya" , uma coligação de milícias armadas que controlam a capital e várias cidades do oeste do país.

-0- PANA BY/IS/IBA/MAR/IZ 16abril2015