Agência Panafricana de Notícias

Rússia condiciona uso de força contra traficantes de migrantes na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – A Rússia condicionou o seu acordo e a sua aprovação a qualquer decisão do Conselho de Segurança das Nações Unidas que autoriza a utilização da força no Mar Mediterrâneo para lutar contra as redes de tráfico de seres humanos à determinação concisa da missão da Marinha Europeia.

O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov, advertiu, durante um encontro em Roma segunda-feira com o seu homólogo italiano, Paulo Jenteloni, contra qualquer resolução proposta em virtude do Capítulo VII da Carta das Nações Unidas que permite a utilização da força para restabelecer a paz e a segurança internacionais.

A União Europeia (UE) decidiu formar uma missão destinada a conter e a lutar contra os grupos que transportam pessoas a partir da Líbia no quadro dum plano para fazer face ao fluxo de imigrantes para a Europa.

No entanto, a missão necessita dum mandato das Nações Unidas para que possa intervir nas águas territoriais líbias e impedir os barcos de migrantes de chegar às costas europeias, em particular italianas.

-0- PANA BY/TBM/FK/TON 02junho2015