Rússia abre centro cultural em Ouagadougou
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A Rússia abre este sabado em Ouagadougou um centro cultural a fim de reforçar a cooperação entre os dois países, soube a PANA de fonte oficial.
A informação foi dada sexta-feira última pela coordenadora do referido no Burkina Faso, Natalia Krasovskaya, durante um encontro com o primeiro-ministro burkinabe, Apollinaire Joachim Kielem de Tambela, em Ouagadougou.
Krasovskaya indicou que o Centro Cultural Russo será batizado "Fenêtre sur la Russie" (Janela Dando para a Rússia) e que funcionará no seio da Mediateca Municipal de Ouagadougou.
Afirmou que a imfraestrutura organizará cursos de arte russa online e presenciais e que a Rússia aumentará a quota de bolsas para que estudantes burkinabes possam ir estudar nas universidades russas.
À abertura do Centro Cultural Russo em Ouagadougou segue-se à reabertura, a 28 de dezembro último, da embaixada russa nesta cidade capital do Burkina Faso, depois de 31 anos de encerramento.
Desde tomada do poder, a 30 de setembro de 2022, por golpe de Estado, pelo capitão Ibrahim Traoré, o Burkina Faso aproxima-se cada vez mais da Rússia, em detrimento da França, a ex-potência colonial do país.
De facto, foi a 30 de setembro de 2022 que o capitão Ibrahim Traoré derrubou o também golpista Paul-Henri Sandaogo Damiba e encabeça o Movimento Patriótico para a Salvaguarda e Restauro.
Com então 34 anos de idade, o capitão Traoré é o chefe de Estado mais jovem no mundo.
-0- PANA TNDD/IS/SOC/DD 12janeiro2024