Agência Panafricana de Notícias

Roll Back Malaria saúda êxitos do Senegal na luta contra paludismo

Dakar- Senegal (PANA) -- A diretora executiva da Roll Back Malaria, a Senegalesa Awa Marie Coll Seck, revelou em Dakar que o seu país reduziu em 41 porcento o número de casos de paludismo, estimando que a cobertura alargada das suas intervenções salvou pelo menos a vida a 26 mil e 800 crianças desde 2001.
"Com estes progressos importantes, o Senegal juntou-se aos países como a Eritreia, a Etiópia, o Ruanda, a Zâmbia e São Tomé e Príncipe, que conseguiram reduzir de maneira significativa o encargo desta doença", declarou.
Falando no lançamento dum documento intitulado "Foco sobre o Senegal", Marie Coll Seck indicou que este impulso vai estimular o desenvolvimento humano, sanitário e económico de África e permitirá aos países aproximar-se do alcance dos Objetivo de Desenvolvimento do Milénio (ODM).
Ela sublinhou que as experiências do Senegal e destes países confirmam que uma vontade política forte, um financiamento previsível, adequado e uma ação pragmática baseada em provas científicas e a implicação das comunidades são as chaves do êxito.
"Será preciso manter o esforço humano e financiar a longo prazo para evitar uma recrudescência da doença", sugeriu a antiga ministra senegalesa da Saúde e Prevenção.
Ela indicou que o Senegal beneficiou dum apoio financeiro importante do Fundo Mundial contra o Paludismo.
Segundo a diretora executiva da Roll Back Malaria, apesar destes progressos, restam ainda vários desafios a enfrentar para atingir e manter a cobertura universal das intervenções antipalúdicas.