Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – A Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) revisa nesta segunda-feira, as listas eleitorais para as eleições presidenciais e legislativas de 22 de novembro de 2020, no Burkina Faso, soube a PANA de fonte oficial em Ouagadougou.
Esta operação iniciou-se após a incrisção dos cidadãos burkinabes da diáspora, de 4 a 26 de janeiro último, de acordo com a fonte.
A cerimónia oficial de lançamento desta operação de revisão das listas eleitorais no interior do país realiza-se nesta segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020, em Dedougou, na província do Gancho de Mouhoun, segundo um comunicado do primeiro-ministro burkinabe, Christophe Joseph Maire Dabiré.
A revisão destas listas é uma operação de atualização do ficheiro eleitoral, ou seja "a oportunidade para cada cidadão burkinabe reunir condições legais a fim de ser um eleitor, inscrevendo-se no ficheiro eleitoral, sublinha o comunicado.
Se o fizer, ele poderá beneficiar dum cartão de eleitor e gozar do seu direito de voto no dia das eleições, indica a nota.
Esta operação de revisão começa nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, devendo alargar-se a todo o território nacional, conforme um programa estabelecido pela CENI.
O Conselho de Ministros, na sua sessão de quarta-feira última, 5 de fevereiro, marcou a data de 22 de novembro de 2020 para a realização das eleições presidenciais e legislativas.
-0- PANA TNDD/TBM/FK/DD 9fev2020