Agência Panafricana de Notícias

Reunião sobre crise na RCA adiada para 10 de janeiro

Brazzaville, Congo (PANA) - A reunião entre o Governo centro-africano, a oposição política e armada terá lugar a 10 de janeiro em Libreville, no Gabão, para encontrar uma solução pacífica para a crise na República Centro-Africana (RCA), declarou no fim de semana em Brazzaville o embaixador de França no Congo, Jean François Valette.

Falando no final de um encontro com o chefe de Estado congolês, Denis Sassou Nguesso, Valette indicou que esta reunião, inicialmente prevista para domingo último, definirá as condições de formação dum Governo de União Nacional pelo Presidente centro-africano, François Bozizé, e dum diálogo entre o Governo e a oposição política e armada.

"Esta reunião de Libreville deverá alcançar este consenso, mas isto não será fácil e será provavelmente longo. Há igualmente pontos a resolver no terreno, nomeadamente os relativos à segurança na RCA, particularmente em Bangui, a capital do país. Mesmo se as coisas se apaziguaram, a segurança está longe de ser totalmente adquirida", disse.

"Agradeço o Presidente N´Guesso por ter aceite esta missão e pela pronta resposta do Congo ao apelo da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), ao fornecimento de contigentes muito rapidamentea fim de evitar o pior", declarou Valette.

Em Libreville, diferentes analisarão as possibilidade de abertura de corredores humanitários para o encaminhamento de medicamentos e de víveres para populações que vivem nas localidades sob controlo dos rebeldes Séléka (aliança dos rebeldes).

O Congo, o Gabão e os Camarões enviaram militares para Bangui no quadro duma missão de consolidação da paz na RCA.

-0- PANA MB/AAS/SOC/MAR/DD 07jan2013