Agência Panafricana de Notícias

Reunião sobre cólera entre Tchad, Nigéria e Camarões

Yaoundé- Camarões (PANA) -- A representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) nos Camarões, Charlotte Faty Ndiaye, anunciou uma concertação dos ministros da Saúde Pública do Tchad, da Nigéria e dos Camarões antes de 17 de Setembro de 2010 a fim de encontrar uma sinergia necessária para combater eficazmente a cólera.
Antes, uma missão composta por representantes da OMS, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), dos Ministérios encarregues da Saúde, da Educação e dos Transportes e dos outros parceiros é esperada segunda-feira nas províncias afetadas pela epidemia.
A epidemia de cólera assola as localidades do norte e do extremo norte dos Camarões (mil e 500 a dois mil quilómetros da capital Yaoundé), causando até agora 383 mortos em cinco mil e 688 pessoas contaminadas, soube a PANA este fim-de- semana junto do Comité de Crise.
Germaine Ewane, chefe do Serviço de Epidemiologia na Direção de Luta contra a Cólera, deplorou que mais de 53 porcento das mortes ocorrem nas comunidades e que em três dias 236 novos casos foram registados fazendo 16 mortos no extremo norte.
O Departamento de Mayo Tsanaga no extremo norte, situado na fronteira com a Nigéria onde a OMS registou 781 mortes entre Agosto e Setembro, regista mais de três mil casos com mais de 200 mortes.
O presidente do Comité de Crise, Fru Agwafor III, pediu que seja priorizada a comunicação com as populações, a fim de as sensibilizar sobre as medidas de prevenção.