Reunião em Túnis de observadores de cessar-fogo na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - O Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas na Líbia, Abdoulaye Bathily, participou, sexta-feira, em Tunis, na Tunísia, no encontro de observadores líbios e internacionais do cessar-fogo na Líbia dedicado à partida dos mercenários do país e combatentes estrangeiros.
Num tweet, o Bathiy indicou que a reunião discutiu "os próximos passos em relação à retirada de mercenários e combatentes estrangeiros, o que contribuirá para o estabelecimento da paz e estabilidade na Líbia", saudando "a responsabilidade dos observadores e o respeito pela soberania da Líbia".
Além disso, paralelamente à reunião do grupo de trabalho sobre segurança da Líbia, realizada quinta-feira em Tunis, os comitês de ligação da Líbia, Sudão, Chade, Níger e União Africana reuniram-se, na presença do Bathily, no dia do lançamento de um mecanismo de troca de dados para retirar mercenários e combatentes estrangeiros, de acordo com seu compromisso no mês passado no Cairo.
Ele acrescentou que "o mecanismo de troca ajudará a reforçar a segurança na Líbia e na região, criará um ambiente propício à realização de eleições em 2023 e contribuirá para estabelecer paz e estabilidade duradouras".
Em janeiro passado, Abdoulaye Bathily anunciou o lançamento de um trabalho conjunto entre a equipe internacional de monitoramento do cessar-fogo e os observadores líbios durante uma reunião da Comissão Militar Conjunta 5 + 5 em Sirte, centro da Líbia.
Na quinta-feira, o Representante do Secretário-Geral das Nações Unidas, Abdoulaye Bathily, participou na reunião do Grupo de Trabalho de Segurança do Comité de Monitorização Internacional no âmbito do Processo de Berlim, reunião co-presidida pelo Grupo de Apoio das Nações Unidas Missão Unida na Líbia e no Reino Unido.
Participaram na reunião o chefe do estado-maior das forças do exército nacional líbio baseado no leste, o general do corpo de exército Abderrazak al-Nadhouri, e o chefe do estado-maior das forças do exército líbio leais ao governo de unidade nacional instalada no Ocidente, o tenente-general Mohamed al-Haddad, membros da Comissão Militar Conjunta 5 + 5, e os embaixadores dos outros co-presidentes do grupo de trabalho de segurança para França, Turquia, Itália e União Africana.
-0- PANA BY/JSG/MAR 18março2023