Agência Panafricana de Notícias

Retomada do diálogo interlíbio anunciada para 10 de agosto

Tripoli, Líbia (PANA) – O representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Líbia e chefe da Missão de Apoio da ONU na Líbia (MANUL), Bernardino Leon, anunciou a convocação duma nova série de negociações do diálogo interlíbio, para 10 de agosto de 2015.

Num comunicado publicado pelo site Internet da Missão, a MANUL, que não precisou o local destas negociações, indicou que a retomada foi decidida após várias consultas com as partes líbias e os parceiros internacionais.

Ao sublinhar os progressos importantes realizados até agora no quadro deste processo de diálogo, Leon exortou, no comunicado, os principais atores a redobrar de esforços e continuar a trabalhar juntos para reduzir as diferenças existentes e estabelecer uma plataforma comum que pode constituir a base duma resolução pacífica do conflito político e militar na Líbia.

Leon reconhece que se algumas partes continuam a ter reservas sobre o que foi realizado até ao presente, é importante para todas as partes perserverar em trabalhar conjuntamente e resolver estas preocupações no quadro do processo de diálogo.

Qualquer resolução política definitiva deverá igualmente incluir garantias visando tranquilizar as partes sobre qualquer preocupação que possam continuar a ter, acrescentou o emissário onusino.

A Líbia está exposta, há vários meses, a uma dupla crise política e de segurança que culminou num Estado bicéfalo com dois Governos e dois Parlamentos, uns instalados na capital Tripoli, que controlam várias cidades do oeste do país e outros em Tobruk, no leste da Líbia, gozando de reconhecimento da comunidade internacional.

A MANUL facilitou uma ronda diálogo interlíbio albergado na estação balnear turística marroquina de Skhirat, que culminou num projeto que instituiu uma nova transição em torno dum Governo de União Nacional e arranjos de segurança para estabilizar o país, cuja assinatura foi recusada pelas autoridades não reconhecidas instaladas em Tripoli.

-0- PANA BY/IS/FK/IZ 06ago2015