Agência Panafricana de Notícias

Retomada de violência interreligiosa faz várias vítimas em Jos, na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – Várias pessoas teriam sido mortas ou feridas segunda-feira na sequência do ressurgimento da violência interreligiosa em Jos, a capital do Estado nortenho de Plateau afetado por distúrbios.

Apesar de a Polícia não comunicar o balanço deste incidente, a imprensa local relatou esta terça-feira que pelo menos 20 pessoas foram mortas e muitas outras ficaram feridas, ao passo que 50 veículos automóveis foram incendiados.

As violências teriam eclodido quando soldados desdobrados para manter a paz na cidade dispararam contra uma multidão de jovens.

Os soldados, que escoltavam muçulmanos que se deslocavam ao seu local de culto, dispararam ao ar para dispersar jovens cristãos que ficaram furiosos pelos gritos dos muçulamanos que cantavam « Allahu Akbar, Allahu Akbar ».

O comissário da Polícia de Plateau, Dipo Ayeni, declarou que a Polícia ainda não está em condições de dar o número de vítimas mortais e de feridos, que ainda era objeto duma contagem.

A tensão tem estado a subir em Jos desde sexta-feira última, depois do anúncio de que um grupo previa atacar a cidade durante a celebração da festa de Aid El Fitr, que marca o fim do mês de Ramadão (jejum muçulmano).

Esta situação obrigou a Polícia estadual a pedir aos residentes para evitar alguns bairros durante esta festa.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/FK/IZ 30agosto2011