Agência Panafricana de Notícias

Resultados da autópsia de corpo de Thomas Sankara publicados em breve no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Os resultados da autópsia dos restos mortais do ex-Presidente burkinabe, Thomas Sankara, e dos seus 12 companheiros serão entregues a 13 de outubro corrente aos advogados dos beneficiários legítimos, soube-se de fonte próxima do processo em Ouagadougou, a capital do Burkina Faso.

Estes resultados, que eram esperados a 17 de setembro último, não foram entregues devido ao golpe de Estado frustrado perpetrado pelo general Gilbert Diendéré, cujo nome é citado neste caso.

Em maio de 2015, ossos foram exumados da sepultura suposta conter os restos mortais do ex-Presidente Thomas Sankara, assassinado em 1987 durante um golpe de Estado que instalou no poder o seu camarada de arma, Blaise Compaoré.

Thomas Sankara foi enterrado às escondidas após o seu assassinato. Ele teria sido inumado no cemitério de Dagnoën, mas a sua família e os seus numerosos partidários duvidam que o seu corpo esteja no local.

No início de março último, o Governo de transição instalado após a destituição em outubro de 2014 do Presidente Compaoré autorizou a exumação do corpo de Sankara com vista a identificá-lo formalmente, o que nuna foi possível durante o antigo regime.

-0- PANA NDT/BEH/FK/TON 09outubro2015