Restos mortais de três pessoas descobertos em vala comum no sudoeste de Tripoli
Trípoli, Líbia (PANA) - Três corpos de pessoas sem vida foram descobertos segunda-feira numa vala comum em Tarhouna, a 90 quilómetros a sudoeste de Trípoli, anunciou uma equipa da Autoridade Pública de Pesquisa e Identificação de Pessoas Desaparecidas na Líbia.
A equipa descobriu segunda-feira esta vala bem como duas outras, e as buscas são concluídas nesta terça-feira, precisou um comunicado da referida entidade.
No início de outubro corrente, restos de um cadáver não identificado foram encontrados na zona de al-Batane, em Tarik al-Najar, após um alerta dado por um habitante da localidade.
O Ministério da Justiça do Governo líbio de União Nacional anunciou, em julho último, a recuperação dos restos mortais de 11 pessoas não identificadas com olhos vendados, numa nova vala comum, na zona B3, em Machrou al-Rabt em Tahourna.
A Autoridade Geral para a Pesquisa e Identificação de Pessoas Desaparecidas anunciou, a 15 de julho último, ter descoberto 226 corpos sem vida em valas comuns em Tarhouna e nas zonas do sul de Tripoli, desde a libertação de Tarhouna, a 5 de junho último, das mãos das forças rebeldes do marechal Khalifa Haftar, autoproclamado comandante do Exército Nacional Líbio.
A cidade de Tahourna e as zonas no sul de Trípoli, que estavam sob o controlo das forças de Haftar, foram palco de confrontos durante mais de 14 meses com as forças do Governo de União Nacional, na sequência da ofensiva inimiga armada lançada a 4 de abril de 2019 para tomar o controlo da cidade capital do país.
Mas as forças negativas sofreram baixas em finais de junho de 2020 e foram obrigados a entrincheirar-se nos seus bastiões no leste do país, refere-se.
-0- PANA BY/JSG/FK/DD 13out2020