Agência Panafricana de Notícias

Restos mortais de soldado togolês da MISMA repatriado do Mali

Bamako, Mali (PANA) - Os restos mortais do militar togolês da Missão Internacional de Apoio ao Mali (MISMA) falecido a 1 de fevereiro corrente num acidente de viação, o sargento Tchango Atché, 38 anos de idade, foram repatriados terça-feira, soube a PANA de fonte oficial esta quinta-feira.

Tchango Atché morreu numa colisão no eixo San-Sévaré, quando se deslocava da cidade de San (400 quilómetros a leste de Bamako) para a de Sévaré, perto de Mopti (670 quilómetros leste de Bamako) para participar no controlo de zona desta útlima urbe, sede do contingente togolês que participa na guerra de libertação das zonas do norte do Mali.

As autoridades militares malianas organizaram terça-feira uma cerimónia de repatriamento do corpo do sargento Atché, na Praça de Armas da Base Aérea de Sénou, nos arredores sul de Bamako, na presença do chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas do Mali, general Ibrahima Dahirou Dembélé; do conselheiro militar da representação especial da CEDEAO no país, coronel Oumar Kandé; e do comandante do contingente togolês, Kpakpabia Bagakidéou.

Desde a operação Serval contra rebeldes jihadistas no norte maliano, o sargento Tchango é o segundo militar estrangeiro cujo falecimento foi divulgado, depois do oficial piloto francês Damien Boiteux, morto em combate a 12 de janeiro em Konna, na região de Mopti.

Boiteux faleceu no quadro da intervenção do Exército francês para libertar a estratégica localidade de Mpoti ocupada dois dias antes por grupos islamitas armados que progrediam para o sul do país.

-0- PANA GT/SSB/CJB/IZ 7fev2013