Restos mortais de arcebispo Tutu expostos na catedral da cidade do Cabo
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O caixão do arcebispo emérito Desmond Tutu está exposto na Catedral de São Jorge, na cidade do Cabo, por dois dias, onde os Sul-africanos poderão recolher-se diante dos seus restos mortais para lhe prestar uma última homenagem, soube a PANA de fonte oficial.
O bispo Tutu morreu domingo último na cidade do Cabo, aos 90 anos, e uma homenagem de todas as denominações religiosas ser-lhe-á prestada na noite desta quinta-feira, na prefeitura da referida urbe, devendo o seu funeral oficial acontecer sábado na catedral.
A Fundação Desmond & Leah Tutu Legacy enviou os seus sinceros agradecimentos a todos, no mundo inteiro, que exprimiram as suas condolências esta semana, bem como ao Governo sul-africano pelo seu maravilhoso apoio."
“Este dilúvio de amor compensa, em certa medida, as regras de restrições devidas à covid que reduzem reuniões e a natureza de adeus que o nosso bem-amado arcebispo merece”, diz o comunicado.
Depois da morte do bispo Tutu, a bandeira nacional ficou a meia haste em todo o país e nas missões diplomáticas sul-africanas no mundo, até à noite do funeral.
O Prémio Nobel da Paz, amplamente considerado como o homem da Igreja mais famoso do continente, desempenhou um papel primordial ao evitar ao seu país uma guerra racial violenta.
Ele ganhou o Prémio Nobel da Paz em 1984, o Prémio Pacem em Terris em 1987, o Prémio da Paz de Sydney em 1999, o Prémio Gandhi da Paz em 2007 e a Medalha do Presidente anerucano pela Liberdade em 2009.
O bispo Tutu aposentou-se como arcebispo da cidade do Cabo em 1996 antes de ser nomeado arcebispo emérito da referuda cidade, um título honorário.
Continuou a promover a democracia, a liberdade e os direitos humanos em todo o mundo.
Será incinerado numa cerimônia privada, e as suas cinzas serão enterradas na catedral.
-0- PANA CU/RA/NFBJSG/MAR/DD 30dez2021