Agência Panafricana de Notícias

Restos mortais de Yar'Adua sepultados no norte da Nigéria

Katsina- Nigéria (PANA) -- Os restos mortais do falecido Presidente da Nigéria, Umaru Yar'Adua, foram enterrados quinta-feira à tarde na sua cidade natal de Katsina, no norte da Nigéria.
Após orações funebres dirigidas pelo Imã de Katsina, Mohammed Aliu, o corpo coberto da bandeira nacional, foi sepultado no cemitério Dan Marna, um dos principais desta antiga cidade do país.
Diversos altos dignitários, incluindo os ex-Presidentes Muhammadu Buhari e Ibrahim Babangida, o ex-Vice- Presidente Atiku Abubakar, assistiram à oração que se realizou no Township Stadium de Katsina.
Um importante dispositivo de segurança foi montado nos locais da oração bem como ao longo das principais artérias da cidade de Katsina.
Centenas de milhares de pessoas gritaram "Allahu Akbar" (Deus é grande) quando a escolta fúnebre deixou os locais da oração para o cemitério.
O Presidente Yar'Adua, que assumiu a presidência da Nigéria em Maio de 2007, faleceu na noite de quarta- feira na residência presidencial em Abuja, a capital federal da Nigéria, vítima de uma longa doença.
O seu Vice-Presidente, Goodluck Jonathan, que assumia o interregno, foi empossado em Abuja como o décimo quarto Presidente do país.
O Governo federal decretou um luto nacional de sete dias, enquanto o dia de quinta-feira foi declarado feriado para permitir aos Nigerianos fazerem o luto do seu Presidente.