Agência Panafricana de Notícias

Responsável do Senado nigeriano preso por morte

Lagos, Nigéria (PANA) – O responsável do Senado nigeriano, Teslim Folarin, está em detenção provisória por ordem do tribunal de primeira instância de Ibadan, capital do Estado de Oyo, no sudoeste do país, por presumível morte.

A magistrada Fatima Baderu emitiu a ordem depois de o responsável do Senado comparecer terça-feira diante do tribunal por conspiração e morte.

Teslim Folarin é julgado pela morte de Alhaji Lateef Salako, chefe duma ala do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Transporte Terrestre, durante um congresso do Partido Democrático Popular (PDP), no poder, na semana passada.

Os congressos do partido no poder continuam a ser manchados por violência nalguns Estados, o que suscita várias preocupações quanto à boa organização das eleições gerais do próximo ano no país mais povoado de África.

A Comissão Nacional Eleitoral Independente (INEC) vai viver a sua primeira experiência sob a nova direção ao organizar quinta-feira as eleições para a escolha do governador do Estado do Delta rico em petróleo.

O Tribunal de Apelação ordenou a reorganização das eleições depois de anular a eleição do governador Emmanuel Uduaghan do PDP.

Contudo, na perspetiva destas eleições um gabinete da INEC foi atacado por desconhecidos neste Estado.

-0- PANA SEG/LSA/TBM/SOC/MAR/TON 06Janeiro2011