Conakry, Guiné (PANA) - O diretor-geral da Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS), Sakoba Keita, testou positivo ao coronavírus, no final da noite de quarta-feira, revelou esta quinta-feira o serviço de comunicação do órgão que lidera a luta contra a pandemia da covid-19.
No entanto, a mesma fonte afirmou que o chefe da ANSS tomou alguns dias de reposo sob recomendação do seu médico.
Ele aproveitou o reposo para realizar um teste que se revelou positivo à covid-19. Foi ele quem liderou a cruzada contra a epidemia de Ébola, de 2013 a 2015, que matou mais de duas mil 500 pessoas.
Por sua vez, o ministro da Juventude, Mouctar Diallo, revelou na quarta-feira à noite na sua conta facebook que o seu teste foi positivo, e pediu a todos os que estiveram ao seu redor recentemente, incluindo amigos e colaboradores, a fazerem o teste.
Sakoba Keita torna-se assim no quarto funcionário do Governo a contrair a doença, que ceifou a vida, na semana passada do seu colega Sékou Kourouma, então ministro e secretário-geral do Governo falecido no Centro de Tratamento de Epidemias (ETC) do Centro Hospitalar Universitário (CHU) em Donka.
A Guiné-Conakry tem 761 casos confirmados, incluindo 164 curados e seis mortes, desde a aparição oficial da doença, no país, a 12 de março último.
-0- PANA AC/JSG/DIM/IZ 23abril2020