Agência Panafricana de Notícias

Responsável da Agência Multilateral de Garantia de Investimentos esperada na Côte d'Ivoire

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – A vice-presidente executiva da Agência Multilateral de Garantia dos Investimentos (MIGA, sigla em inglês) do grupo do Banco Mundial (BM), Keiko Honda, vai efetuar esta semana uma visita à Côte d’Ivoire, anuncia um comunicado transmitido esta segunda-feira à PANA.

A agenda desta visita prevê encontros com o primeiro-ministro ivoiriense, Daniel Kablan Duncan; e com o presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Akinwumi Adesina.

Honda vai também participar numa reunião conjunta com membros do Governo ivoiriense e assistir à primeira cimeira da União de Abidjan, um agrupamento de fornececores de garantias e seguro que apoia o comércio e o investimento em África.

Uma visita à terceira ponte Henri Konan Bédié e à plataforma de petróleo e gás Foxtrot, dois projetos garantidos pela MIGA, está igualmente prevista.

Honda coloca esta visita sob o signo da continuação do apoio da MIGA à Côte d’Ivoire para a ajudar a alcançar os seus objetivos de desenvolvimento e de reforço da sua colaboração com o BAD na mobilização de mais capitais para África.

Durante os últimos cinco anos, as garantias de investimento da MIGA permitiram mobilizar mais de dois biliões de dólares americanos na Côte d’Ivoire para apoiar projetos vitais de infraestruturas.

A Côte d’Ivoire constitui a terceira maior carteira da MIGA com uma exposição bruta no valor de 828 milhões de dólares americanos.

A MIGA foi criada em 1988 enquanto membro do Grupo do BM para promover os investimentos estrangeiros diretos em economias emergentes a fim de apoiar o crescimento económico, reduzir a pobreza e melhorar a vida das pessoas.

A MIGA executa este mandato oferecendo aos investidores e aos emprestadores um seguro contra os riscos políticos bem como facilidades de aumento do crédito.

-0- PANA BAL/JSG/FK/IZ 15fev2016