Agência Panafricana de Notícias

Responsável comercial americano recebido na Vice-Presidência do Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) – A subsecretária de Estado adjunta norte-americana para o Comércio com África, Florizelle Liser, analisou, segunda-feira, com o segundo Vice-Presidente da República do Burundi para as questões económicas e sociais, Gervais Rufyikiri, as vias e meios de reforçar as trocas comerciais entre os dois países.

As duas figuras constataram que a balança comercial está, neste momente, desequilibrada a desfavor do Burundi, disse à imprensa o Vice-Presidente burundês, no termo da audiência.

Por sua vez, a emissária norte-americana disse que Washington vai abrir amplamente as suas portas aos produtos fabricados no Burundi.

O Vice-Presidente burundês aproveitou a ocasião para convidar os seus compatriotas a produzirem com abundância frutas e legumes para inundar o mercado norte-americano e ganhar as divisas de que o país tanto precisa.

O café é, neste momento, o produto burundês mais competitivo nos mercados internacionais, e o segundo Vice-Presidente burundês estimou que o país lucraria mais ao diversificar as suas exportações.

Recorde-se que o Burundi já beneficia das vantagens da Lei Norte-Americana das Oportunidades de Crescimento (AGOA).

-0- PANA FB/TBM/SOC/CJB/IZ 08nov2011