Agência Panafricana de Notícias

Responsáveis do Conselho Europeu esperados na Tunísia

Paris, França (PANA) – O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e a alta representante e vice-presidente da Comissão, Federica Mogherini, vão deslocar-se terça-feira à Tunísia para garantir a total solidariedade da União Europeia (UE) com o povo tunisino e explorar os meios de aumentar o apoio europeu à Tunísia, soube a PANA esta segunda-feira de fonte oficial.

« Todos os Europeus foram marcados pelos ataque do Museu do Bardo, pois através da Tunísia são a liberdade e a democracia que foram visadas. A UE está mais do que nunca determinada a reforçar a sua cooperação com a Tunísia face a esta ameaça terrorista que nos é comum e a intensificar as nossas relações para o benefício dos nossos povos, dos dois lados do Mediterrâneo", declarou o presidente do Conselho Europeu.

"Devemos juntos ocupar-nos das raízes da instabilidade regional e das suas consequências tais como a migração irregular e o terrorismo », afirmou.

Donal Tusk e Federica Mogherini vão encontrar-se, durante a sua visita, com o Presidente tunisino, Béji Caïd Essebsi, o primeiro-ministro, Habib Essid, e o presidente da Assembleia dos Representantes do Povo (Parlamento), Mohamed Ennaceur.

Eles vão deslocar-se igualmente ao Museu do Bardo para prestar homenagem às vítimas do ataque terrorista de 18 de março último que fez 21 mortos e vários feridos, indicou um comunicado do Conselho Europeu cuja cópia foi transmitida à PANA em Paris.

Esta visita, indicou a mesma fonte, surge na sequência dos Conselhos Europeus, de fevereiro e março de 2015, durante os quais os chefes de Estados e de Governos decidiram reforçar a luta contra o terrorismo e comprometer-se cada vez mais a contribuir para uma solução política na Líbia.

A visita segue-se igualmente à deslocação de Mogherini a Túnis, a 13 de feveriro ultimo, e ao Conselho de Associação UE-Tunísia, de 17 março corrente, que permitiram abordar todos os desafios da transição democrática na Tunísia, a situação socioeconómica, bem como os desafios de segurança e terroristas que são comuns à Europa e aos países da margem sul do Mediterrâneo.

A UE e a Tunísia assinaram, a 17 março, um protocolo sobre a participação da Tunísia nos programas da UE.

-0- PANA BM/IS/FK/TON 30março2015