Bamako, Mali (PANA) - Resíduos de pestida foram encontrados numa amostra de chá verde da China de marca Achoura, correspondente ao lote n.° JX403120046, contém resíduos de pesticida", anunciou a Direção-Geral do Comércio, Consumo e Concorrência (DGCC.
A DGCC fez esta denúncia a 19 de fevereiro de 2021, exortando os diretores-gerais regionais a tomarem medidas para remover do circuito de distribuição o lote em causa.
Numa nota dirigida a vários diretores de serviços públicos, o diretor-geral da DGCC declara ter sido informado por correspondência pelo diretor-geral do Instituto Nacional de Saúde (INSP).
Sobre a mesma situação, uma nota do diretor-geral da Agricultura, datada de 3 de março de 2021, citando igualmente uma correspondência do INSP, dá instruções aos seus serviços regionais para realizarem, nas suas áreas de intervenção, "um controlo e apreensão" do mesmo lote do chá incriminado.
"Investigações e análises laboratoriais revelaram vestígios de dois pesticidas em quantidades superiores ao limiar tolerável no único lote mencionado de chá Achoura ", explica o documento do diretor-geral da Agricultura.
-0- PANA GT/IS/DIM/DD 05março2021