Agência Panafricana de Notícias

Representante pessoal de chanceler alemã visita Togo

Lomé, Togo (PANA) - O representante pessoal da Chanceler alemã para África, Gunter Nooke, está em visita à capital togolesa para relançar a cooperação entre Berlin e Lomé, soube a PANA de fontes oficiais segunda-feira, em Lomé.

O enviado de Angela Merkel, chegado domingo a Lomé, para uma visita de 48 horas, foi recebido pelo chefe de Estado togolês, Faure Essozimna Gnassingbé, e depois pelo primeiro-ministro Kwesi Séléagodji Ahoomey Zunu, esta segunda-feira.

Ele saudou as relações de boa cooperação entre os dois países e anunciou que o Togo fará parte dos países de África qie vão beneficiar do projeto "Saúde em África" promovido pelo Governo alemão no valor de 205 milhões de euros, ou seja, 134 biliões de francos CFA.

O Togo poderá receber do projeto 10 milhões de euros (cerca de seis biliões e 550 milhões de francos CFA).

Gunter Nooke manifestou-se esperançado de que Togo construa a sua democracia e continue a cooperação com a Alemanha.

A Alemanha, antiga potência colonizadora do Togo, retomou a cooperação com Lomé em 2011 depois de quase de 20 anos de ruptura por "défice democrático", nos anos 90.

O relançamento das relações bilaterais, explica Berlin, resulta dos esforços do Togo em melhorar a situação dos direitos humanos e a organização de eleições "mais aceitáveis".

-0- PANA FAA/BEH/MAR/IZ 01juin 2015