Representante da ONU insiste na organização de eleições para preservar integrdade na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - O Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para a Líbia, Abdullah Bathily, sublinhou a importância da realização de eleições, afirmando que o povo líbio está "preocupado com a contínua divisão" que poderá criar uma situação que ameaça causar a destruição do país. a soberania e a integridade territorial serão perdidas.
Numa entrevista exclusiva ao site de notícias da ONU publicada na sexta-feira, Bathily, que também chefia a Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL), disse que há necessidade de um governo unificado que crie as condições para um ambiente propício à realização de eleições, acrescentando que o país não poderia tolerar a formação de outro governo interino.
Ele disse estar determinado a trabalhar com todos os líbios para restaurar a paz e a estabilidade no país, o que também se estenderá a toda a região.
“Acredito que chegou a hora de pôr fim a este capítulo de divisão e conflito para que o povo líbio possa experimentar a estabilidade e a paz de que tanto necessita”, disse o responsável da ONU.
Ele observou que os líbios no terreno anseiam pela paz e estabilidade e "querem eleições porque são a única forma de restaurar a legitimidade institucional".
Segundo ele, “os líbios precisam destas instituições e estamos aguardando o estabelecimento destas instituições”.
,Todas as instituições atuais que existem há muito tempo, sejam judiciais ou legislativas, estão desatualizadas. Devemos renovar o Conselho Legislativo, seja ele a Câmara dos Representantes ou o Conselho Superior de Estado”, acrescentou.
Bathily lembrou que a Líbia tem agora dois governos, um no Leste e outro no Ocidente, acreditando que esta situação poderia levantar mais preocupações sobre o futuro de um país que sofre com líderes políticos, de segurança e militares divididos.
"Se isto continuar, a Líbia poderá afundar-se numa divisão de longo prazo que poderá criar uma situação em que o país perca a sua soberania e integridade territorial", alertou o responsável da ONU, acrescentando que "o povo líbio está muito preocupado e quer que o seu país permanecer uma nação unida. Isto é muito importante para eles. E é por isso que nós, como comunidade internacional, devemos responder a este apelo à unidade, a este apelo à restauração da soberania da Líbia".
Reiterou o seu apelo a todos os intervenientes regionais e internacionais para que apoiem as Nações Unidas e a Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (para ajudar os líbios a restaurar a sua soberania sobre o seu país).
No seu último briefing perante o Conselho de Segurança das Nações Unidas em Nova Iorque, o Sr. Bathily anunciou que está a considerar lançar um diálogo entre os vários intervenientes líbios para facilitar a UNSMIL a chegar a um acordo sobre um compromisso que conduza à organização de eleições transparentes e justas. em condições óptimas de segurança, cujos resultados serão aceites por todos.
-0- PANA BY/JSG/MAR 26agosto2023