Libreville, Gabão (PANA) - O novo representante da Organização Mundial de Saúde (OMS) no Gabão, Magaran Monzon Gagayo, que entrevistou quinta-feira com o ministro gabonês da Saúde, Max Limoukou, apresentou o seu plano de ação para o desenvolvimento da saúde, no Gabão.
"Pretendo reforçar a cobertura universal de saúde, segurança sanitária, saúde e bem-estar do povo do Gabão", disse à imprensa após o encontro com o ministro da Saúde.
O representante da OMS precisou que ele "tem uma abordagem de liderança apreciativa".
"Tento sempre construir sobre o positivo. Sei que o Gabão é um dos países de África onde a cobertura universal de saúde não é apenas um slogan. Cerca de 65 por cento da população gabonesa tem acesso a seguros de saúde. Este é um aspeto positivo", comentou Magaran Monzon Gagayo.
Sobre a epidemia de Ébola na República Democrática do Congo (RDC), o alto funcionário onusino sublinhou que "a prioridade dos países é concentrar-se na preparação e não em respostas emocionais, como estamos habituados a ver", o que consiste, segundo ele, na formação de equipas de resposta e na realização de acções que previnam a introdução da doença, no Gabão.
-0- PANA LAW/DIM/IZ 20set2019