Agência Panafricana de Notícias

Repórteres Sem Fronteiras denuncia ameaças contra jornalistas na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) – A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) denuncia uma decisão do partido islamita tunisino Ennnahdha de processar jornalistas e médias considerados como “hóstis” à sua doutrina.

« É necessário lembrarmos ao partido Ennadhdha, a algumas semanas de eleições, que os jornalistas desempenhem um papel central para o futuro da democracia e que devem poder exercer a sua missão de informar com toda independência sem medo de ações judiciais », lê-se num comunicado publicado segunda-feira última.

Corroborando esta posição da RSF, o Sindicato Nacional dos Jornalistas Tunisinos afirmou, segunda-feira, num comunicado, que ameaças contra jornalistas e perseguições ou ações judiciais no sentido de lhes assustar em nada servem senão para os aterrorizar e os obrigar a calarem-se, limitando assim as suas margens da liberdade de expressão.

A reação da RSF segue-se à publicação, sábado último, pelo partido Ennahdha, no termo de uma reunião do seu gabinete executivo, dum comunicado em que ameaça "processar doravante todos os jornalistas e média que aderirem a campanhas de difamação" contra si, refere-se.

A Tunísia ocupa a 97ª posição na classificação mundial da liberdade de imprensa da RSF, assinala-se.

-0- PANA YY/IN/JSG/FK/DD 14fev2018